AULA SOBRE: A PRESENÇA DA ESTAMPA NA ARTE CONTEMPORÂNEA

 AULA SOBRE: A PRESENÇA DA ESTAMPA NA ARTE CONTEMPORÂNEA
Tirada do site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2260     

13/10/2010
Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
Elisabet Resende de Faria
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
§  Pesquisar diferentes estampas na mídia, virtualmente e em livros de arte;
 §  Criar estampas variadas a partir de obras contemporâneas da artista Mônica Nador;
§  Construir um painel coletivo com estampas variadas usando o princípio da repetição de elementos signicos.
Duração das atividades
• Oito aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
·         Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;
·         Noções Básicas de Desenho.  
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Ø  Colecione estampas variadas em retalhos de tecido, revistas e papéis e leve para a sala de aula;
Ø  Mostre aos alunos a multiplicidade de desenhos que formam as estampas apresentadas;
Ø  Disponibilize revistas velhas e peça uma coletânea de imagens com estampas;
Ø  Sugira o recorte das imagens encontradas e a construção coletiva de um painel em estamparia formando uma composição – como uma colcha de retalhos.       
Aula 2
Ø  Retome o painel construído na aula anterior, sugerindo uma pesquisa virtual no Laboratório de Informática sobre artistas contemporâneos que trabalham com estampa. Sugestão: Mônica Panizza Nador (Ribeirão Preto SP 1955). Pintora, desenhista, gravadora.
 Ø  Indique os sites para pesquisa:
* http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2835  
*Artista Mônica Nador leva cores a Bairro de Santo André:      
 http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u493861.shtml       
 Ø  Mais sobre a artista, consulte:
* http://pinacotecadovale.blogspot.com/2006/02/monica-nador.html    
*Livro: Ensinar e aprender arte contemporânea – material de apoio ao professor de arte Volume II – A arte contemporânea e os temas transversais da atualidade – Centro de Cultura Judaica – Casa da Cultura de Israel, São Paulo: 2006, p. 31 a 36.     
Aula 3
Ø  Apresente aos alunos algumas propostas em estampa da artista Mônica Nador para apreciação estética:

Mônica Nador, Para ver, 1988
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2835   


Muro pintado por moradores do Jardim Santo André no projeto coordenado por Monica Nador
 http://forademoda.net/blog/?tag=fundo-viva-o-amanha 

Projeto Rio Loco, Paris, 2005  
Mônica Nador e a Arte Pública
http://www.pparalelo.art.br/docs/2008/07/monica-nador/       
Ø Observe a repetição de elementos signicos nas obras da artista e chame a atenção do grupo neste sentido; 
Ø Fale sobre ARTE PÙBLICA: Sugestão:
[...] arte pública como intervenção comunitária,  tem sido uma das práticas artísticas mais dinâmicas e que revolucionou por completo o modo como a arte passou a interagir e envolver as comunidades. Nestes projetos de colaboração, os artistas refletem muitas vezes sobre os problemas que afetam as cidades pósmodernas, procurando, através da arte, impulsionar a transformação política e social.      http://bond.com.pt/livraria/pdf/artepublica/introducao.pdf  
Ø Indique sites sobre ESTAMPA para pesquisa em casa:  
   * http://pt.wikilingue.com/es/Centro_Internacional_da_Estampa_Contempor%C3%A2nea    
   *Conheça as estampas de Willian Morris http://msn.lilianpacce.com.br/fashionteca/william-morris-estampas/    
   *Sobre 1ª Bienal da Estampa Contemporânea Mexicana
     http://guia1.folha.com.br/guia/exposicoes/galerias/778803/1_bienal_de_estampa_contemporanea_mexicana   
 Aula 4
Ø  Entregue aos alunos, papel canson, lápis de cor e canetão hidrográfico e solicite que criem diferentes estampas à luz das imagens de obras apreciadas da Mônica Nador;
Ø  Socialize as produções poéticas dos alunos, expondo-as, de modo  que todos tenham acesso à apreciação.  
 Aula 5
Ø  Eleja com o grupo os trabalhos mais significativos em estampa e oriente seus alunos para a criação de dois painéis coletivos em pintura;
Ø  Divida a turma em dois grandes grupos, solicite a recriação/reconstrução do projeto gráfico e deixe que ampliem as imagens selecionadas compondo uma nova imagem a partir dos desenhso eleitos.
 
Projeto para painel coletivo em pintura                         
Alunos do 6º Ano ESEBA-UFU, 2009                        
 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Projeto para painel coletivo em pintura                          
Alunos do 6º Ano ESEBA-UFU, 2009                          
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

 Aulas  6,  7 e 8
Ø  Disponibilize papel craft, tinta guache misturada com cola plástica branca e trinchas para a realização do painel em pintura;
Ø  Organize a turma de modo que todos contribuam e participem da proposta;
Ø Elabore com a turma algumas etiquetas identificatórias da proposta, conceituando a temática abordada. Sugestão:
   * Arte Pública é uma prática artística...
   * Pintura muralista é um estilo...
Ø  Exponha o trabalho plástico e os conceitos(etiquetas) para apreciação da comunidade escolar.  

Painel coletivo em pintura muralista – guache e cola sobre papel craft
Alunos do 6º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
 
Painel coletivo em pintura muralista – guache sobre papel craft
Alunos do 6º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Recursos Complementares
GUACHE (fr., gouache) – forma opaca de tinta a base de água. Diversamente da aquarela, os pigmentos do guache são ligados com cola, e os tons mais claros obtém-se pela adição de pigmento branco. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 241)
PINTURA MURALISTA – Estilo de pintura que teve início em torno de 1922 no México e que ganha uma unidade fundamental ao renegar a pintura de cavalete, de consumo individual, ao propor-se como uma arte monumental e heroica, uma arte para todos, uma arte pública.(Soraia Lelis)
Avaliação
É importante observar e acompanhar o  envolvimento dos alunos nas propostas individual e coletiva de pintura, propondo a troca de experiências e a autoavaliação como instrumentos de avaliação da prática artística, verificando a aplicação e apreensão dos conteúdos pesquisados no processo criativo (Arte Pública, Arte Contemporânea, Estampa, Pintura Muralista).
  ac

0 comentários:

Postar um comentário