Atividade 8
Conceito 1: Educação a distância: conceito e características
Algumas
definições mais recentes de EAD abordam não somente a separação entre
professor e aluno em contraposição ao ensino presencial, como clamam por
maior ênfase na aprendizagem do que no ensino. Um exemplo é a definição
de Levine na qual a EAD é “o processo de ajudar pessoas a aprender
quando elas estão separadas espacial ou temporalmente dos ambientes mais
típicos de aprendizagem ‘ao vivo’ nos quais a maioria de nós foi
educada” (LEVINE, 2005, p. 7).
Vianney,
Torres & Farias (2003, p. 47) enfatizam ainda o papel das
tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no conceito de EAD, uma
vez que a partir do uso dos sistemas em rede, em particular dos
ambientes virtuais de aprendizagem, que passaram a integrar professores e
alunos em tempo real, a noção de distância entre professor e alunos
modifica-se a partir do conceito de interatividade e de “aproximação
virtual”.
Consideramos
oportuno incluir ainda a definição proposta pelo artigo 80 da lei nº
9.394, de 20 de dezembro de 1996, uma vez que é a base de regulação para
a EAD no Brasil.
Educação
a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem,
com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados,
apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados
isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de
comunicação. (SANCHEZ, 2005, p. 101)
Embora
sejam diversas as definições de educação a distância, podemos perceber o
que apresentam em comum: a separação física entre
professor-aluno-instituição e a utilização de diferentes recursos
tecnológicos como mediadores da comunicação entre os envolvidos no
processo educacional. Veremos, a seguir, as diferentes teorias
relacionadas a essa modalidade de educação.
Conceito 2: Segundo a definição
clássica o Ensino à Distância é um modelo de
educação no qual professor e aluno(s) não se encontram
fisicamente no mesmo local, ou seja estão geograficamente em lugares
diferentes sendo a transmissão dos conteúdos educativos efectuada
através da utilização de meios técnicos de
comunicação.
Conceito 3:
- Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
- É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
- Na expressão "ensino a distância" a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra "educação" que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente adequada.
- Referência: http://www.eca.usp.br/moran/dist.htm acessado dia 13:01:2014 as 19h. por José Manuel Moran.
O que é Educação a Distância em minha concepção: Como podemos observar é um processo de aprendizagem e aprendizado, ande este se da, a distancia aonde os alunos e professores e alunos só terão acesso a presença de ambos através de tecnologias, mas se verão pelo ao menos uma vez. Uma otima opção para aquelas pessoas que não têm muito tempo para estar presente em uma universidade ou frequentando algum curso.
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